Primeira minuta de concurso de Redação para análise e sugestões dos CCLL

O I Concurso de Redação do Lions Clube – Distrito LD1, promovido pelo Lions Clube Curitiba Batel, com o apoio de entidades que a esse concurso se manifestarem solidárias em ofício ao Governador do LD-1, terá como tema “O Brasil – um país que precisa respeitar sua Natureza”.
O concurso integrará atividades culturais do LD-1.
Como parte da premiação, os finalistas do Concurso de Redação terão a oportunidade de participar de cursos de liderança e motivação LIONS.
O programa tem a finalidade de estimular a cidadania e compromissos com os Objetivos do Milênio – ODM, definidos pela ONU (8 Jeitos de mudar o Mundo, O Voluntariado e os Objetivos do Milênio da ONU) e difundir a visão do que seja um verdadeiro CL Leão (presente e futuro) conforme o estabelecido pelo Presidente CL Wing-Kun Tam (This year, I am calling on all Lions to embrace a sense of belief of what it truly means to be a Lion – a belief that each individual Lion makes a difference and that, together, we can change the world even more than we have yet imagined) como expresso em (I Believe).
REGULAMENTO
1. DOS OBJETIVOS
1.1 Geral
Estimular nos jovens, estudantes e membros da família Lions, com faixa etária de 16 a 19 anos – conforme os requisitos estabelecidos no item 4 deste regulamento –, a reflexão sobre a liberdade, o respeito à Natureza e o exercício da cidadania.
1.2 Específicos
Estimular a discussão acerca da convivência com a Natureza e sua importância para todos agora e no futuro.
Provocar nos jovens a reflexão sobre a importância da atuação individual e coletiva para o estabelecimento dos valores éticos que constroem uma nação.
Contribuir para o processo de formação da cidadania, incentivando o voluntariado e o leonismo em toda a sua amplitude.
Proporcionar aos futuros formadores de opinião e eleitores a visão do papel da Democracia e do exercício da liberdade responsável.
Motivar o aprendizado da língua portuguesa.
2. DA MODALIDADE
O gênero escolhido é o texto dissertativo.
O tema a ser desenvolvido é “O Brasil – um país que precisa respeitar sua Natureza” e o título será à escolha do professor, respeitando o tema proposto.
3. DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR
Somente poderá participar do I Concurso de Redação do Lions Clube – Distrito LD1 “O Brasil – um país que precisa respeitar sua Natureza” o jovem que cumpra todos os requisitos abaixo:
Estar regularmente matriculado segundo grau das escolas públicas ou privadas do Estado do Paraná.
As escolas públicas deverão ter apoio formal da direção a que estiverem subordinadas.
Todas as Escolas ou colégios (públicas ou privadas) deverão ter um Clube Lions do LD-1 como orientador e unidade corresponsável.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-2nivel.png A adesão das secretarias de Educação das cidades do Estado do Paraná ao LD-1 ou das diretorias das escolas será formalizada mediante termo de adesão, com validade de um ano, sendo renovado automaticamente para o Concurso subsequente, salvo manifestação contrária até o vencimento do primeiro ano.
Estar na faixa etária de 15 a 19 anos, considerando-se a idade até o dia 31 de dezembro de 2011.
31 de março de 2012 data-limite para o envio das redações ao LD-1 pelos clubes Lions parceiros do concurso.

4. DO PAPEL DOS CLUBES LIONS
Cada Clube Lions que aderir ao concurso e participante do LD-1 contará com dois coordenadores locais, previamente indicados pela diretoria do clube ao assinar o termo de adesão ao Concurso.
O Clube Lions que aderir ao concurso será o representante formal do Distrito LD-1 para os efeitos deste concurso, entendido como coordenador do concurso em sua área.
4.1 Os coordenadores locais ficam comprometidos a:
Encaminhar ao Governador do Distrito LD-1 uma lista, em formato eletrônico (Word, Excel ou equivalente), de todas as escolas que aderirem a este concurso. É com base nessa lista que as orientações serão enviadas e:
Prestar todo apoio às escolas participantes de sua área de influência, disponibilizando seus telefones e e-mails funcionais para atender ao público interessado.
Fazer palestras sobre a importância do tema e do “saber redigir”.
Acompanhar o recebimento dos kits de divulgação do Concurso pelas escolas.
Fazer uso dos meios de comunicação disponíveis para divulgar os comunicados e resultados do I Concurso de Redação do Lions Clube – Distrito LD1.
Formar comissão para julgar as três melhores redações que representarão sua área e encaminhá-las, a redação finalista, à Secretaria do Distrito LD-1, por Sedex.
Preencher uma segunda planilha com informações de todas as escolas efetivamente participantes e as redações correspondentes, conforme arquivo eletrônico que será enviado em momento oportuno para a Secretaria do Distrito LD-1.
Manter informada a comissão organizadora de qualquer dificuldade encontrada ou outras necessidades que surjam, conforme contatos disponíveis no item 11 deste regulamento.

5. DAS ETAPAS
O Concurso de Redação do Lions Clube – Distrito LD1 é composto de sete etapas:
5.1 – Aprovação do Concurso
5.2 – Divulgação e adesão ao concurso
5.3 - Seleção da redação do aluno pela escola.
5.4 - Inscrição das redações dos alunos, pelas escolas, junto aos clubes LIONS.
5.5 - Seleção e envio das redações finalistas ao Distrito LD-1.
5.6 - Escolha da redação vencedora e do segundo e terceiro lugares pela comissão julgadora formada pela Governadoria do LD-1.
5.7 - Premiação
Seguem abaixo as informações acerca de cada uma das etapas:
5.1 Primeira etapa: aprovação do Concurso
Apresentação de moção para realização do Concurso com minuta de regulamento ao plenário da 1ª. Reunião do Conselho Distrital.
Se aprovado, a indicação da Comissão Coordenadora pelo LD-1.
5.2 – Divulgação e adesão ao concurso
Distribuição de material para apreciação dos clubes, escolas e lideranças locais sobre o I Concurso de Redação do Lions Clube – Distrito LD1.
Formalizar adesões.
Cada escola participante, nas condições do item 3 deste regulamento, receberá orientações via internet especialmente para o I Concurso de Redação, formalizando o contato o envio de um kit inicial.
Conteúdo do kit eletrônico (internet):
*      1 (um) regulamento;
*      1 (uma) ficha de inscrição;
*      1 (uma) folha formatada (template) para a redação; e
*      orientações para registro e identificação de envelope para o envio da redação escolhida à secretaria do LD-1.
1.    Todo o material estará disponível para download e impressão na página da Secretaria do Distrito LD-1 na internet, no endereço eletrônico: http://www.lions.org.br/distritold1/2011_12/index.htm.
2.   Caso não seja possível obter algum material constante no kit por meio eletrônico, as escolas terão prazo até o dia 16 de setembro para se manifestarem, por meio dos contatos disponíveis no item 12 deste regulamento.
Essa etapa é realizada nas escolas e deve envolver todas as turmas das séries contempladas por este Concurso.

5.3 – Qualificação, criação e seleção da redação do aluno pela escola.

A redação deverá ser enriquecida pelo caráter interdisciplinar, mediante enfoques históricos, geográficos, de direitos e deveres, do exercício político, de fortalecimento da cidadania e outros pertinentes, a serem trabalhados previamente sob a orientação do(s) professor(es). Os estudos e as discussões deverão culminar com a atividade de redação, pelos alunos, em sala de aula.
Após a etapa de produção dos textos em sala de aula, os professores serão responsáveis pela escolha de uma redação por turma.
A direção da escola deverá constituir uma comissão julgadora para escolher, entre todos os textos produzidos pelos alunos, aquele capaz de melhor representá-la.
Cada uma das escolas participantes será responsável por remeter à Secretaria do LD-1 uma (1) redação, selecionada entre as turmas das séries contempladas por este Concurso, e manuscrita pelo próprio aluno na folha com a logomarca do Concurso; juntamente com a ficha de inscrição do aluno, previamente recebidas pelas escolas no kit enviado e também disponíveis para download, conforme item 5.1 deste regulamento.
5.4 Quarta etapa: inscrição das redações dos alunos, pelas escolas, junto ao Clube Lions a que estiver relacionado.
Serão consideradas inscritas as redações manuscritas pelo aluno na folha oficial do Concurso, acompanhadas da ficha de inscrição devidamente preenchida, assinada pelo diretor da escola, pelo aluno autor da redação e por seu responsável, e que tiverem sido postadas/enviadas até o dia 30 de março de 2012.
Ao encaminhar a redação do seu aluno, a escola e o aluno participante, bem como os responsáveis por este, estarão automaticamente se submetendo às normas estabelecidas neste regulamento.
O rodapé da folha de redação deverá conter a identificação completa do aluno e da instituição de ensino.
O arquivo entregue com a redação eleita para o concurso estadual receberá um número específico, a ser preenchido pela secretaria do Clube Lions, quando esta receber a redação.
O Clube Lions coordenador de sua área se encarregará de manter arquivo eletrônico (escaneando ou fotografando a redação e criando arquivo de segurança do material recebido).
As redações escolhidas como vencedoras pelos clubes Lions serão mantidas em arquivo eletrônico do Distrito LD-1, tornando-se acervo do Lions Clube Internacional, Distrito LD-1.
Ao efetuarem a inscrição, o aluno, seu responsável e a escola manifestam estar de acordo, para todos os efeitos, com a publicação e a divulgação da redação concorrente, bem como com o repasse automático de todos os direitos de uso da redação e eventuais imagens produzidas durante a premiação, ou outros produtos decorrentes.
5.5. Quinta etapa: seleção e envio da redação finalista à comissão coordenadora do Lions LD-1.
As secretarias de Educação (Estadual ou municipal) e escolas participantes, em parceria com os Clubes Lions, obrigam-se a formar uma comissão técnica para a seleção das redações em âmbito estadual e/ou distrital.
As Secretarias de Educação de caráter municipal poderão assumir a coordenação de sua área de atuação em parceria com um ou mais clubes Lions da região ou município.
Selecionar três redações e classificá-las em 1º, 2º e 3º lugares e encaminhá-las ao LD-1.
Um membro da secretaria de Educação, que não seja indicado a compor a comissão técnica (ver próximo tópico), será responsável por preparar as redações para a seleção, conforme indicações abaixo:
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-2nivel.png cada redação deve ser numerada no rodapé com o mesmo número do corpo do documento.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-2nivel.png o rodapé deve ser destacado, a fim de garantir a imparcialidade da comissão técnica que irá julgá-las.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-2nivel.png após a seleção das redações finalistas, que irão representar o estado, o rodapé deverá ser anexado à redação escolhida para envio à Secretaria do Distrito Lions LD-1, com observação manuscrita rubricada pelo coordenador indicando que se trata do primeiro lugar.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-2nivel.png as redações classificadas em segundo e terceiro lugares deverão também ser encaminhadas à Secretaria do Distrito Lions LD-1, com os rodapés também anexados e com observação manuscrita rubricada pelo coordenador indicando que as respectivas classificações (segundo e terceiro lugares).
Caberá à comissão técnica de cada secretaria de Educação em parceria com o Lions:
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-2nivel.png Preencher uma planilha com informações de todas as redações participantes e escolas correspondentes. Após o preenchimento da planilha, encaminhá-la para o endereço eletrônico a ser informado pela coordenação do LD-1.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-2nivel.png Selecionar, entre todas as redações encaminhadas pelas escolas, 1 (uma) redação que irá representar o município e/ou clube no I Concurso de Redação do Lions Clube – Distrito LD1 e ainda outras duas, que serão classificadas em segundo e terceiro lugares.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png Após a seleção pela comissão técnica, as secretarias de Educação deverão encaminhar à Secretaria do Distrito Lions LD-1, até o dia 31 de março de 2012, aos cuidados da Comissão Coordenadora do I Concurso de Redação do Lions Clube – Distrito LD1, as redações escolhidas, manuscritas pelos alunos nas folhas timbradas, juntamente com os rodapés que contêm as identificações e as classificações, e as fichas de inscrição dos alunos completa e devidamente preenchidas.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png O material deverá ser enviado, via Sedex, no envelope timbrado, especialmente desenvolvido para este concurso, previamente remetido aos clubes Lions participantes deste certame. O envelope deverá estar devidamente lacrado.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png O número de acompanhamento da correspondência, emitido pelos Correios para postagem de Sedex, deverá ser comunicado à Comissão Coordenadora via SEDEX e internet.
5.6. Sexta etapa: escolha da redação vencedora e do segundo e terceiro lugares pela Comissão Julgadora.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png A comissão julgadora Distrito Lions LD-1 selecionará, até 4 de maio de 2012, uma redação vencedora entre as redações encaminhadas pelos Clubes Lions, com base nos critérios expostos no item 7 deste regulamento. A comissão será responsável ainda por classificar as redações em segundo e terceiro lugares.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png Somente a Comissão Coordenadora do LD-1, membros não farão parte da comissão julgadora, terá acesso às identificações das redações.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png A comissão julgadora do I Concurso de Redação do Lions Clube – Distrito LD1 será formada por CCLL com notória capacidade de redação e identificação com os valores do leonismo.
5.7. Sétima etapa: premiação
O Distrito Lions LD-1 diligenciará para a criação de solenidade, obtenção de prêmios e divulgação dos trabalhos e seus autores, escolhidos como os três melhores.
6. DO CRONOGRAMA
Período
Atividade
Responsável
30/07/2011
Aprovação (ou não) do I Concurso de Redação do Lions Clube – Distrito LD1
Clube Lions Curitiba Batel, moção na 1ª. Reunião do Conselho Distrital
Até 15/11/2011
As secretarias de Educação e/ou Colégios remetem à Secretaria Distrito Lions LD-1 a lista das escolas que atendem aos requisitos para participarem do concurso, conforme o item 3 deste regulamento.
Clubes Lions que aderirem ao Concurso
31/12/2011
Limite de aniversário
Clube Lions atesta.
Até 31/03/2012
Data limite para o envio das redações selecionadas ao LD-1 pelos clubes Lions parceiros do concurso.
Clube Lions parceiro
Até 04/05/2012
A comissão julgadora Distrito Lions LD-1 selecionará uma redação vencedora entre as redações encaminhadas pelos Clubes Lions
Comissão julgadora Distrito Lions LD-1
Até junho de 2012
Solenidade de entrega dos prêmios aos vencedores
LD-1

7. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
7.1 As redações inscritas neste concurso serão avaliadas segundo os seguintes critérios:
A identificação do aluno deverá ser feita no rodapé (no campo específico) da folha de redação e na ficha de inscrição.
A redação deverá ter entre 30 (vinte) e 40 (trinta) linhas e ser manuscrita, em português ou apresentada em LIBRAS (filme) ou Braille com legenda em português, pelo estudante que estará concorrendo ao prêmio, com caneta esferográfica azul ou preta.
Entende-se por linha o texto ou legenda em português que tiver de 3000 a 4000 caracteres sem espaço ao ser transcrito para o “word” (Office).
A redação deverá conter um título que retrate a mensagem principal do texto. Deve existir conformidade entre o texto e o tema proposto neste regulamento.
Serão observadas a correção gramatical, a objetividade, a originalidade, a ortografia, a concordância, a pontuação, as regras de letras maiúsculas e minúsculas, a organização e a conclusão da ideia.
Originalidade e ineditismo: o texto não poderá ter sido publicado em quaisquer mídias ou participado em concursos anteriores.
O aluno participante deverá ter plena liberdade para expor suas ideias, não sendo permitida a intervenção de outrem na produção do texto.
O texto deverá ser desenvolvido de forma a ter introdução, desenvolvimento das ideias e conclusão.
7.2. Serão desclassificadas as redações:
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png impressas;
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png que tenham qualquer assinatura, pseudônimo, desenho, rasura ou marca identificadora fora do campo específico;
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png que fugirem do tema proposto;
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png que forem ilegíveis na forma de expressão escolhido (Braille, LIBRAS com legenda, Português).
8. DA PREMIAÇÃO
8.1 Dos alunos finalistas:
Serão classificados três estudantes.

Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png Todos os alunos finalistas receberão um notebook, certificado de classificação no concurso e medalha.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png Os alunos classificados nos três primeiros lugares receberão troféus.
8.2 Das escolas finalistas
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png Todas as escolas finalistas serão objeto de reportagens em portais do Lions – Distrito LD-1.
9. DA DIVULGAÇÃO
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png A redação vencedora e a cerimônia de premiação serão amplamente divulgadas pelo sistema de comunicação Lions.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png Poderão ser requisitados a conceder entrevista aos veículos de comunicação os alunos finalistas e todos os envolvidos no Concurso.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png O Distrito Lions LD-1 se compromete a divulgar todas as fases do Concurso.
10. DA QUESTÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png Os responsáveis legais pelos alunos, os professores e os diretores das escolas participantes do I Concurso de Redação do Lions Clube – Distrito LD1, “O Brasil – um país que precisa respeitar sua Natureza”, no ato de sua inscrição, autorizam o Lions Internacional, em caráter gratuito e irrevogável, isolada ou conjuntamente, total ou parcialmente, direta ou indiretamente e sem qualquer restrição de idioma, quantidade de exemplares, número de emissões, transmissões, retransmissões, edições, reedições e veiculações, a ter os direitos autorais patrimoniais relativos às redações finalistas que venham a ser produzidas pelos alunos no âmbito deste Concurso. Assim como, também, autorizam o uso da imagem dos alunos finalistas e das pessoas envolvidas no Concurso e nos eventos ocorridos por conta deste.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-2nivel.png As publicações e edições derivadas desses conteúdos não terão fins comerciais ou intuito de lucro e vão conservar o nome do autor e a origem da obra.
11. SUGESTÕES FUTURAS
As escolas, secretarias de Estado ou quaisquer interessados poderão apresentar sugestões para uma próxima edição do Concurso de Redação do Lions Clube – Distrito LD1.
12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png A decisão da comissão julgadora do Distrito Lions LD-1 será soberana, não se admitindo contra ela nenhum recurso.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png Eventuais dúvidas decorrentes deste regulamento serão esclarecidas ou resolvidas pela Comissão Coordenadora do Concurso de Redação do Lions Clube – Distrito.
Descrição: http://www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011/images/marcador-1nivel.png Não serão devolvidos textos, documentos ou quaisquer materiais entregues ou enviados para efeito deste concurso.


Comentários