Reunião para discussão da formação da Escola de Música Lions





Notas de reunião

Primeira Reunião Escola de Música Lions
Participantes: CL Cascaes; CL Prof Nilson; CL Maestro Rogério; CL Tosihiro; CL Claudio; CL João Santos; CL Carlos Eugenio
Data 07/02/2012
Local: Sala Reuniões Colégio São José – Curitiba PR

Tópicos considerados:
1.    Projeto Escola de Música Lions: Prof. Nilson informou sobre o andamento do projeto, afirmando que originalmente era previsto uma custo de R$ 50 mil e que por solicitação da Eletrosul a verba disponibilizada seria de até R$ 25 mil. Feita a adaptação no projeto original retirou-se o curso de teclado e forma mantidos curso de violino e coral, sendo duas turmas de 15 alunos cada no curso de violino e de 50 alunos no Coral. Feita as alterações no projeto o mesmo foi submetido à aprovação da Eletrosul e a mesma informou recentemente que o Projeto Escola de Música Lions foi aprovado, devendo-se em março próximo ser assinada uma “Carta Contrato” formalizando o patrocínio do mesmo pela Eletrosul, conforme projeto apresentado.
2.    Objetivo desta primeira reunião: Relatar e obter opiniões dos participantes sobre o melhor encaminhamento a ser dado aos seguintes assuntos:

a.   Aquisição de instrumental – Maestro Rogério informou que está pesquisando com seus contatos da área musical as melhores opções para especificar os 15 violinos necessários ao projeto. Foi informado que existem 6 violinos disponíveis na escola que receberá o projeto e que, caso sejam possíveis de uso, seriam necessários adquirir somente 9 dentro do projeto. Nessa hipótese poderiam ser adquiridos violinos de melhor qualidade, em quantidade menor, pois os disponíveis pelo preço cotado no projeto são de fabricação inferior e não preenchem as condições ideais para um projeto de qualidade que se espera desenvolver. Para decidir essa matéria, depois de trazidas informações mais consistentes, deveria ser feita uma consulta ao patrocinador para verificar se é possível rever a tabela de custos do projeto para adquirir quantidade menor mesmo a um custo total igual. Ao se firmar a carta contrato a ser assinada em março deveria ser levantada a dúvida de como se poderia fazer remanejamento de verbas dentro do projeto, desde que o valor total permaneça o mesmo. CL Carlos Eugenio informou que espera a especificação completa dos violinos para fazer uma cotação em firma especializada em música. CL João Santos ponderou que deveremos ter o cuidado de sempre termos pelo menos três cotações distintas para deixar plenamente transparente qualquer indagação futura a respeito do tratamento ético ao andamento do projeto, com o que todos concordaram. No futuro, com o desenrolar do projeto, outras fontes de recursos deverão ser buscadas para possibilitar cobrir custos não previstos inicialmente, mas que sejam fundamentais para o sucesso desse empreendimento inédito ao Lions Clube Curitiba Batel.

b.   Professores – Serão necessários formar duas turmas de violino e uma de coral, sendo necessário disponibilizar dois professores de violino, um maestro para o Coral e um monitor para ajudar nas salas de aula. A escola estaria disponibilizando o espaço para as aulas e uma monitora que ficaria encarregada de preparar as salas e cuidar da disciplina e frequência dos alunos, além das outras providencias de autorizações familiares, documentação das ocorrências etc. O Maestro Rogério se prontificou em ser o Coordenador Técnico do projeto e desempenhar a função de Professor das duas turmas inicialmente, podendo subcontratar um Professor auxiliar para fazer face à grande quantidade repetitiva semanalmente, necessária para formar adequadamente as turmas de violino. Para o Coral seria indicado um Maestro a ser escolhido entre as possibilidades apresentadas pela escola ou do círculo de contatos do CL Rogério. Para relatar essas decisões e apresentar os detalhes à direção da Escola, o CL Prof. Nilson deverá convocar as professoras para uma reunião específica com a presença do CL Rogério e com os demais Companheiros que se dispuserem a participar desse encontro específico.

c.    Divulgação – O projeto prevê a confecção de 1000 folders, 50 cartazes e uma faixa para divulgar o projeto, suas intenções e seu patrocinador. O foco dos folders será de atrair os membros da comunidade em torno da escola e do bairro para participarem do projeto, levando a eles os propósitos a serem alcançados com os alunos. Os cartazes seriam entregues aos pontos de concentração de pessoas da comunidade em torno da escola, para tomarem conhecimento do mesmo, como escolas, igrejas, posto de saúde, supermercados, associações etc. A faixa seria para ser mostrada na escola onde se desenvolverá o projeto para dar visibilidade ao ponto onde está sendo desenvolvido o mesmo. A ideia é atrair o interesse da comunidade e mostrar a grande importância social que tal projeto trará aos envolvidos no mesmo, além de mostrar o patrocinador como agente de um projeto social de envergadura e importância. CL Carlos Eugenio se prontificou em elaborar minutas dos três elementos de publicidade tentando mostrar a ideia citada, buscando na redação dada ao projeto os melhores enfoques e sugerindo uma frase de efeito que possa marcar a intenção maior de tal projeto.

d.   Apresentações Externas – Está previsto no projeto que os grupos de violino e coral farão pelo menos 3 grandes apresentações importantes para mostrar o andamento do projeto e o bem que ele estará fazendo aos participantes e resgatando a auto estima dos alunos artistas. Foi sugerido que em outubro de 2012 haja a participação desse conjunto na tradicional Macarronada do Batel, além de em outros dois eventos de magnitude e importância condizente com essa necessidade.


e.   Contratações de Pessoal – Foi alertado que toda contratação de pessoal e maão de obra para reger as aulas, fazer os trabalhos de monitoramento de turmas ou mesmo o transporte de alunos deve ser feito por empresas responsáveis para tal. Essa providência é deixar com tais entidades as responsabilidades trabalhistas que possam ser imputadas ao Lions Clube ou ao Patrocinador do Projeto. O CL Santana, Tesoureiro do Lions Clube Curitiba Batel, deverá estudar e sugerir uma forma adequada para tal tratamento. O CL Rogério disponibilizou o Instituto Pró Arte Brasil, do qual tem participação, como uma entidade que poderia executar tal tarefa. As professoras da Escola que receberá o projeto disponibilizaram a entidade jurídica da Associação de Pais e Mestres para fazer as contratações necessárias, cobrando do projeto pelos serviços executados, sem qualquer vínculo com pessoas físicas.

f.     Becas – o projeto Escola de Música Lions deverá utilizar as becas do antigo projeto Colibri que estão na escola que abrigará o projeto com modificações pertinentes para incluir as marcas do Lions e do patrocinador. CL Carlos Eugenio deverá estudar e propor uma solução a ser utilizada.


g.    Atividades sociais – O projeto prevê apresentação de palestras para a comunidade onde deverão ser tratados temas de interesse dos alunos, das famílias e da comunidade em torno, com discussões que sejam adequadas a esse público. Tais palestras deveriam ser preparadas e apresentadas por companheiros Leões ou especialistas trazidos por eles para tratar dos assuntos que seriam escolhidos em função de uma pesquisa de interesse a ser desenvolvida. CL Cascaes poderia ficar responsável em estabelecer os temas e solicitar a participação dos demais companheiros para sua viabilização.

Comentários