Projetos sociais, educação e parcerias pró-ativas


Projetos sociais e educação
O Lions Clube Curitiba Batel [ (Lions Clube Curitiba Batel), (Cascaes, olhando e vivendo o LIONS)] e parceiros dedicados (FAE/Bom Jesus, CRAS, SMCC, escolas da região e associações de moradores etc.) criaram projetos e atividades ou participaram de outros que deram aos voluntários uma visão muito especial do que é Curitiba e RMC [ (Ações ODM em Curitiba e RMC), (Escola de Música Lions - LCC Batel), (Mirante da Educação), (Mirante do Comunidade Escola), (PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA), (Projeto Colombo), (Projeto Zumbi - Mauá), (Projeto Sol Nascente) etc.].
Vivemos aulas práticas dos problemas que afetam a Região Metropolitana de Curitiba e em Curitiba que nos direcionam agora para algumas preocupações dominantes. Sentimos nitidamente que a RMC cresceu aceleradamente reunindo migrantes que carecem de tudo, pois saíram de lugares onde, na infância e juventude, estavam abandonados à própria sorte. Ou seja, famílias carentes de tudo, inclusive das malícias das grandes cidades.
Essa situação exige procedimentos diferentes que vão do assistencialismo irrecusável dada à precariedade sanitária, educacional habitacional etc. até a formação dos futuros cidadãos residentes na RMC.
Tivemos nesta Semana da Pátria atividades no Jardim Ana Maria, atuando nas escolas e jardim de infância (Rua Alfredo Puppi, Colombo, Paraná) lá existentes com o apoio da COPEL, PM-PR (PROERD) e CRAS (tenente Oberdan) no que convencionamos denominar Semana de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros (Projeto Liberdade em Ação).
O depoimento da Diretora do CMEI, professora Aldali, (Uma avaliação importantíssima) mostra ao vivo e a cores o que também sentimos nessa ocasião em que vimos atuações belíssimas dos parceiros em sintonia com o cenário existente.
O desafio continua, inclusive em detalhes extremamente graves que deverão ser resolvidos (Destaques da reunião com a COHAPAR) em relação às obras do PAC, trincheira sob a BR, arruamentos, creches, etc.
A ênfase, contudo, é o ensino e educação dos jovens, crianças e até adultos. Com certeza a parte mais difícil está nas atuações das professoras e professores das escolas nesse nível essencial ao futuro de qualquer criança.
Essa é uma realidade fácil de ser entendida quando lembramos que o ensino fundamental, a saúde das crianças e a educação em geral foram colocados em segundo plano diante de credores vorazes e estratégias estranhas de gerenciamento do Brasil. Perdemos tempo, destruímos jovens e adultos, matamos crianças e desprezamos os idosos elegendo pessoas que os escândalos, que já viraram rotina aparecendo em reportagens diárias, demonstram marcando falhas brutais em nossa história.
O que assusta é a ignorância em geral, de miseráveis a bilionários. Talvez tudo o que imaginamos como humanidade possível e melhor seja utopia, afinal a felicidade egoísta está na moda (Ferry, 2006).
Felizmente temos exceções e agora um governo enérgico o suficiente para disciplinar o que for necessário para a construção de um Brasil melhor. É bom pensar assim no Dia da Pátria, afinal a esperança nunca morre para uma geração (agora idosa) que lutou com muitos ideais e sonhos de construção social, política e econômica.
É acima de tudo gratificante descobrir que numa escola municipal em Colombo professoras criaram um projeto de incentivo a seus alunos e para mantê-lo cozinham e vendem pastéis (Projeto Cada Ação tem uma Consequência), ou seja, trabalham com muito amor e dedicação para motivar seus alunos em uma escola distante dos olhos das elites paranaenses.
Diante de tudo isso e lembrando os Objetivos do Milênio (Ações ODM em Curitiba e RMC) podemos afirmar que o trabalho voluntário é uma complementação importantíssima ao serviço formal de ensino e educação, conforme demonstrou o Tenente Oberdan Pereira da Silva em sua palestra no CE Altair da Silva Leme na Semana de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros (Cascaes, Palestrante na Semana de Segurança - Tenente Oberdan).
Cascaes
7.9.2012
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Ações ODM em Curitiba e RMC: http://odmcuritiba.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Escola de Música Lions - LCC Batel: http://escolademusicalccbatel.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Mirante da Educação: http://mirante-da-educacao.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Mirante do Comunidade Escola: http://mirante-do-comunidade-escola.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Projeto Colombo: http://projeto-colombo.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Projeto Zumbi - Mauá: http://zumbimaua.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Projeto Sol Nascente: http://projetosolnascentevilaaudi.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: olhando e vivendo o LIONS: http://olhando-o-lions.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Destaques da reunião com a COHAPAR. Fonte: Projeto Zumbi - Mauá: http://zumbimaua.blogspot.com.br/2012/09/blog-post.html
Cascaes, J. C. (s.d.). Palestrante na Semana de Segurança - Tenente Oberdan. Fonte: Projeto Liberdade em Ação: http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com.br/2012/09/palestrante-na-semana-de-seguranca.html
Cascaes, J. C. (s.d.). Projeto Cada Ação tem uma Consequência. Fonte: Mirante da Educação: http://mirante-da-educacao.blogspot.com.br/2012/09/projeto-cada-acao-tem-uma-consequencia.html
Cascaes, J. C. (s.d.). PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA. Fonte: PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA: http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Uma avaliação importantíssima. Fonte: Projeto Liberdade em Ação: http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com.br/2012/09/uma-avaliacao-importantissima.html
Ferry, L. (2006). Aprender a Viver - Filosofia para os novos tempos. (V. L. Reis, Trad.) Rio de Janeiro: Objetiva.
Melo, C. E. (s.d.). Lions Clube Curitiba Batel. Fonte: Distritos Múltiplos "L" - Brasil: http://www.lions.org.br/lionsbatel/


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