Projetos sociais e educação
O Lions Clube Curitiba Batel [ (Lions Clube Curitiba Batel) , (Cascaes, olhando e vivendo o LIONS) ] e parceiros
dedicados (FAE/Bom Jesus, CRAS, SMCC, escolas da região e associações de
moradores etc.) criaram projetos e atividades ou participaram de outros que
deram aos voluntários uma visão muito especial do que é Curitiba e RMC [ (Ações ODM em
Curitiba e RMC) ,
(Escola de Música Lions - LCC Batel) , (Mirante da Educação) , (Mirante do Comunidade Escola) , (PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA) , (Projeto Colombo) , (Projeto Zumbi - Mauá) , (Projeto Sol Nascente) etc.].
Vivemos aulas práticas dos problemas que afetam a Região
Metropolitana de Curitiba e em Curitiba que nos direcionam agora para algumas
preocupações dominantes. Sentimos nitidamente que a RMC cresceu aceleradamente
reunindo migrantes que carecem de tudo, pois saíram de lugares onde, na
infância e juventude, estavam abandonados à própria sorte. Ou seja, famílias
carentes de tudo, inclusive das malícias das grandes cidades.
Essa situação exige procedimentos diferentes que vão do
assistencialismo irrecusável dada à precariedade sanitária, educacional
habitacional etc. até a formação dos futuros cidadãos residentes na RMC.
Tivemos nesta Semana da Pátria atividades no Jardim Ana
Maria, atuando nas escolas e jardim de infância (Rua Alfredo Puppi, Colombo,
Paraná) lá existentes com o apoio da COPEL, PM-PR (PROERD) e CRAS (tenente Oberdan)
no que convencionamos denominar Semana de Prevenção de Acidentes e Primeiros
Socorros (Projeto Liberdade em Ação).
O depoimento da Diretora do CMEI, professora Aldali, (Uma avaliação importantíssima) mostra ao vivo e a
cores o que também sentimos nessa ocasião em que vimos atuações belíssimas dos
parceiros em sintonia com o cenário existente.
O desafio continua, inclusive em detalhes extremamente
graves que deverão ser resolvidos (Destaques da reunião com a COHAPAR) em relação às obras
do PAC, trincheira sob a BR, arruamentos, creches, etc.
A ênfase, contudo, é o ensino e educação dos jovens,
crianças e até adultos. Com certeza a parte mais difícil está nas atuações das
professoras e professores das escolas nesse nível essencial ao futuro de
qualquer criança.
Essa é uma realidade fácil de ser entendida quando lembramos
que o ensino fundamental, a saúde das crianças e a educação em geral foram
colocados em segundo plano diante de credores vorazes e estratégias estranhas
de gerenciamento do Brasil. Perdemos tempo, destruímos jovens e adultos,
matamos crianças e desprezamos os idosos elegendo pessoas que os escândalos,
que já viraram rotina aparecendo em reportagens diárias, demonstram marcando
falhas brutais em nossa história.
O que assusta é a ignorância em geral, de miseráveis a
bilionários. Talvez tudo o que imaginamos como humanidade possível e melhor
seja utopia, afinal a felicidade egoísta está na moda (Ferry, 2006) .
Felizmente temos exceções e agora um governo enérgico o
suficiente para disciplinar o que for necessário para a construção de um Brasil
melhor. É bom pensar assim no Dia da Pátria, afinal a esperança nunca morre
para uma geração (agora idosa) que lutou com muitos ideais e sonhos de
construção social, política e econômica.
É acima de tudo gratificante descobrir que numa escola
municipal em Colombo professoras criaram um projeto de incentivo a seus alunos
e para mantê-lo cozinham e vendem pastéis (Projeto Cada Ação tem uma Consequência) , ou seja, trabalham
com muito amor e dedicação para motivar seus alunos em uma escola distante dos
olhos das elites paranaenses.
Diante de tudo isso e lembrando os Objetivos do Milênio (Ações ODM em Curitiba e RMC) podemos afirmar que
o trabalho voluntário é uma complementação importantíssima ao serviço formal de
ensino e educação, conforme demonstrou o Tenente Oberdan Pereira da Silva em
sua palestra no CE Altair da Silva Leme na Semana de Prevenção de Acidentes e
Primeiros Socorros (Cascaes, Palestrante na Semana de Segurança - Tenente Oberdan) .
Cascaes
7.9.2012
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Ações ODM em Curitiba e
RMC: http://odmcuritiba.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Escola de Música Lions -
LCC Batel: http://escolademusicalccbatel.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Mirante da Educação:
http://mirante-da-educacao.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Mirante do Comunidade
Escola: http://mirante-do-comunidade-escola.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Projeto Colombo:
http://projeto-colombo.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Projeto Zumbi - Mauá:
http://zumbimaua.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Projeto Sol Nascente:
http://projetosolnascentevilaaudi.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: olhando e vivendo o
LIONS: http://olhando-o-lions.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Destaques da reunião com a
COHAPAR. Fonte: Projeto Zumbi - Mauá:
http://zumbimaua.blogspot.com.br/2012/09/blog-post.html
Cascaes, J. C. (s.d.). Palestrante na Semana de
Segurança - Tenente Oberdan. Fonte: Projeto Liberdade em Ação:
http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com.br/2012/09/palestrante-na-semana-de-seguranca.html
Cascaes, J. C. (s.d.). Projeto Cada Ação tem uma
Consequência. Fonte: Mirante da Educação:
http://mirante-da-educacao.blogspot.com.br/2012/09/projeto-cada-acao-tem-uma-consequencia.html
Cascaes, J. C. (s.d.). PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO –
VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA. Fonte: PROJETO LIBERDADE EM
AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA:
http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Uma avaliação
importantíssima. Fonte: Projeto Liberdade em Ação:
http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com.br/2012/09/uma-avaliacao-importantissima.html
Ferry, L. (2006). Aprender a Viver - Filosofia para
os novos tempos. (V. L. Reis, Trad.) Rio de Janeiro: Objetiva.
Melo, C. E. (s.d.). Lions Clube Curitiba Batel.
Fonte: Distritos Múltiplos "L" - Brasil:
http://www.lions.org.br/lionsbatel/
Comentários
Postar um comentário