CONTRA A CORRUPÇÃO EM TODAS AS SUAS FORMAS - veja o que aconteceu no dia 19.07.2004.


Tosihiro Ida adicionou 2 novas fotos.
4 hCuritiba, PR
A população brasileira não aguenta mais ver as pessoas que dizem representar o povo estarem envolvidas em corrupção, apossando-se de parte do patrimônio público. O assunto Corrupção está em manchetes diariamente. Mas, veja o que aconteceu no dia 19.07.2004. Naquela data, o então Presidente do Lions Clube Curitiba Batel CL Edair Fraga enviava um Ofício ao Mr. KOFI ANNAN, Secretário Geral da ONU, hipotecando o apoio do Clube para os Nove Princípios do Global Compact e, aproveitando-se da oportunidade sugeria a criação e adoção de um Décimo Princípio, "CONTRA A CORRUPÇÃO EM TODAS AS SUAS FORMAS".
O incrível aconteceu, pois, a Equipe que administra o Global Compact na ONU aceitou a sugestão e incorporou a ideia apresentada pelo Lions Clube Curitiba Batel para ser seguido no mundo inteiro. Veja a força de credibilidade que o LIONS tem perante a ONU. Acredito que deve ser fato único na história do Lions com as Nações Unidas. No dia 09.08.2004 Curitiba discutiu maneiras de tornar o mundo melhor, com a realização da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, uma iniciativa que buscava chmar a atenção de empresas, organizações sociais e comunidade para os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU. Os objetivos foram subscritos por 191 países, ent re eles o Brasil. As Nações assumiram o compromisso de torná-los metas a serem cumpridas até 2015, por meio de ações concretas dos governos e sociedade. Em 14 de março de 2008, o Presidente do Lions Internacional Mahendra Amarasurya e Soren Petersen, dirigente do Pacto Mundial das Nações Unidas, assinaram uma carta de intenções na sede das Nações Unidas em Nova York. a cerimônia de assinatura ocorreu durante o 30o. dia Anual do Lions com as Nações Unidas. O acordo representava o compromisso dos Leões em atender as necessidades globais importantes, conforme definidas pelas Nações Unidas nas Metas de Desenvolvimento do Milênio, que eram: 01) - Erradicar a fome e a pobreza extrema; 02) - Melhorar a educação primária universalmente; 03) - Promover a igualdade entre os gêneros e capacitar as mulheres; 04) - Reduzir a mortalidade infantil; 05) - Melhorar a saúde materna; 06) - Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; 07) - Assegurar a sustentabilidade ambiental; e 08) - Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento. Além do Lions Clube Curitiba Batel que estava engajado desde o início, os seguintes Clubes vieram a se engajar: Lions Clube Curitiba Centro; Lions Club Matera Cata Del Sassi, da Itália; Lions Club Salermo Hippocrática Ciutas, da Itália; Karachi Executive Lions Club, de Paquistão e a Associação Internacional de Lions Clubes.
Todos esses Clubes tinham o prazo de até o mês de dezembro de 2015 para enviar à ONU o COE-Communication on Engagement, porém, somente o Lions Clube Curitiba Batel cumpriu com essa obrigação e, lamentavelmente os demais foram desligados por falta de interesse. Com isso, o Lions Clube Curitiba Batel é o único no mundo que está formalmente engajado no Global Compact, da ONU. Os ODM-Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estiveram em vigor no período de 2000 até o final do ano de 2015. Na Assembleia Geral da ONU, de 25.09.2015 foram aprovados os ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, formado por 17 Objetivos e 169 Metas a serem perseguidos até o dia 31.12.2030.
Esperamos que mais e mais Lions Clubes se façam adesões, abraçando causas nobres em suas respectivas comunidades, tornando-se mais visíveis e, isso se ligue para atração de novos Associados. Durante a XVII Convenção do DM LD, realizada na cidade de Foz do Iguaçu, no mês de maio de 2016, na qualidade de Orador Oficial do Seminário para Formação de Dirigentes e Lideranças Leonísticas, pude incluir na minha aula inaugural, uma exortação, para que os Clubes do DM LD participem de ODS e, para facilitar o acesso, foram fornecidos os endereços de escritórios responsável pela coordenação de ODS nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para as empresas e outras instituições que tiverem interesse, basta entrar no Google e digitar: Nós Podemos Paraná, Nós Podemos Santa Catarina ou Nós Podemos Rio Grande do Sul. Depois é só entrar em contato com os responsáveis e fazer a adesão e passar a trabalhar nos ODS, bem como fazer a divulgação dos mesmos, a fim de que outras instituições, escolas, clubes de serviços, Universidades e demais pessoas possam aderir e trabalhar para a sustentabilidade do Planeta Terra. Trabalhar de ombro a ombro com a própria ONU e com os 191 países signatários é assumir serviços de grande visibilidade, contribuindo para atração de novos Associados. Segue abaixo as fotos: a primeira o Ofício datado de 19.07.2004 e o segundo a página do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, de 09.08.2004, que divulgou a notícia sobre a realização da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. O Lions Clube Curitiba Batel que sempre tinha em torno de 30 Associados, agora possuímos cerca de 70 e se somados com os cinco clubes fundados em Curitiba, então somos uma força de mais de 200 Leões. Trabalhar em algo que dá visibilidade, em função de importância aos olhos da sociedade contribui para o crescimento de Clube. Querer é fazer acontecer.

Comentários