TRABALHOS NA ÁREA DE URBANISMO, ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE.




Plano de ação

 TRABALHOS NA ÁREA DE URBANISMO, ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE.
O exercício de cargos públicos, privados e a vivência familiar são estímulos no exercício contínuo da cidadania e militância política, social e até jornalística. O Lions Clube Curitiba Batel é um exemplo dessa forma de agir, pois nesse Clube muitos associados têm esse perfil. Assim, o Clube idealiza e participa da criação de ONGs com esse objetivo e atrai companheiros e companheiras com propósitos semelhantes. A sinergia do Clube estimula a participação em muitos projetos criados internamente, somando-se a outros que seus membros exercitam regularmente.
Graças aos recursos modernos de comunicação pode-se manter um ambiente de diálogo, vigilância, sugestões e mobilização a favor de causas relevantes.
Um desafio que o Clube se colocou foi a organização das propostas de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência (PcD) na sociedade em geral. O Clube tem entre seus associados pessoas com deficiência, idosas, pais e mães de PcD e, assim, a preocupação em participar, promover e criar condições para a inclusão e acessibilidade de acordo com os melhores princípios humanitários e técnicos possíveis.
Com essas preocupações, em 2013, o Clube criou uma Comissão de Acessibilidade para poder melhor organizar suas atividades neste âmbito. O Clube procurou filiar pessoas notáveis dedicadas a esta causa, com trabalhos realizados e em andamento.
A Comissão criou ferramentas de registro e divulgação que permitiram escrever, entrevistar, filmar e fotografar reuniões, palestras, conferências e outros, e todo esse material é arquivado e disponibilizado via YouTube e em blogs diversos onde milhares de registros mostram temas relativos às PcD e ao  trabalho da Comissão na Região Metropolitana de Curitiba. As redes sociais criaram oportunidades fantásticas de arquivo, promoção e troca de informações entre militantes de causas sociais.
Projetos especiais estão em pauta permanente ou em discussão:
- elaboração de filmes promocionais;
- criação e distribuição de banners com o alfabeto datilógico;
- palestras sobre inclusão e acessibilidade;
- divulgação, via redes sociais, blogs e Youtube (e similares) de Tecnologias Assistivas;
- prevenção da deficiência, via exames de vista;
- orientações e prevenção da surdez;
- orientações para obtenção de próteses e órteses – Projeto Dara;
- desenvolvimento de tecnologia com Impressora 3D;
- atuação em todos os cenários a favor da mobilidade urbana da PcD;
- inclusão da PcD em ambientes de arte e cultura;
- avaliações e propostas de acessibilidade e inclusão em parques, praças, etc;
- cobrança de ações de respeito e inclusão em prédios públicos e privados;
- segurança em ambientes fechados – os riscos da pessoa idosa, debilitada e/ou com deficiência;
- apoio a ONGs dedicadas à PcD;
- promoção no ambiente LIONS de ações e projetos a favor da PcD;
- em viagens, registro de ambientes urbanos acessíveis;
- defesa dos direitos da PcD, idosas e debilitadas;
- atuação para o aprimoramento da educação inclusiva; e outros.
Resumindo, a atuação do Lions Clube de Curitiba Batel a favor das pessoas com deficiência é ampla e permanente, procurando ampliar seu quadro de associados dispostos a trabalhar com essa diretriz.
Pretendemos levar esses projetos aos clubes Lions em geral e, em especial, àqueles do LD 1.
Para que possamos sentir interesse e militância é fundamental, contudo, um diálogo permanente que só é possível via internet, facebook e outros meios de comunicação à distância.
Pessoalmente estou perdendo a audição, assim solicito a todos que mandem para mim, quando for o caso, mensagens via jccascaes@gmail.com.
O fundamental é que qualquer diálogo seja publicável, pois as dúvidas de qualquer associado podem ser de outros assim como alguns têm, em especial, capacidade superior de contribuir de forma positiva.
O essencial, contudo, é militância.
Atenção, projetos caros são de difícil implantação.
Outro aspecto importante é a unidade Lions ser de Utilidade Pública e estar em dia com suas obrigações fiscais e trabalhistas, isso é condição de acesso a muitos editais e doações (inclusive da Receita Federal).
A simplicidade é virtude.
O domínio do uso das redes sociais e sistemas modernos de comunicação é essencial nesses tempos e qualquer reunião presencial significa um custo e tempo enorme, devendo realmente ser eficaz e proveitosa, além de ser impeditiva para quem trabalha, estuda ou tem restrições clínicas e outras (PcD, por exemplo).

Atenciosamente

João Carlos Cascaes
Curitiba, 26.10.2015








Comentários